Um dia na vida de um estudante de Medicina
Cá estou eu para realtar mais um dia na vida de um estudante de Medicina em terras "castellanas"!

Começa o dia...bem cedo...7 da manhã e como prototipo de estudante típico inspiras a bons pulmões e gritas (depois de mandares uma valente porrada no botão de "snooze" pela quilhésima vez) nada mais abrir os olhos: «Adoro o cheiro de apontamentos frescos pela manhã!» e começa a dura batalha para abrir os olhos! Pés no chão o frio desperta o teu sistema nervoso simpático que reage com uma valente vasoconstrição, aumentado as resistências periféricas, acelerando por mecanismo reflejo o automatismo cardíaco o que conleva a uma subida da frequência cardíaca, e em conjunto ambas aumentam a tua Tensão Arterial, preparando o corpo para a bipedestação. Abres meio olho nesta altura... deambulas o curto espaço que existe do quarto à casa de banho esbarrando-te pelas paredes, que em minha casa te vão pintando de branco, parecendo um dálmata quando chegas ao espelho Abres outro meio para te puderes rir da tragicomédia que se apresenta no espelho!

Saltando obviamente os passos da higiene pessoal que em nada ficariam atrás das de um felino criterioso :) e depois de uma corrida de 5km se o frio ainda não te despertou considera-te próximo de um coma, pois nesta cidade de clima mediterrânico a Primavera é apenas uma coisa bonita que se fala nas escolas primárias ou que nos chega através das montras cheias de bikinis, óculos de sol e bolas de praia...mas abrir definitivamente os olhos é só chegas ao quarto e escandalizas-te com o facto de teres perdido 1h30' de estudo o que poderia representar a revisão de 8 ou 10 capítulos... a partir daqui a história acelera, mas também o ritmo frenético da manhã...procuras entre os despojos têxteis que se encontram "esparcidos" pelo teu quarto algo que pareça suficientemente sóbrio para "lucir" num espaço onde a extravagância apenas se nota pela maneira como se ordenam milimétricamente as cores dos marcadores fluorescentes que ao longo do resto do fia pintaram furiosamente km's de apontamentos! "Engulipas" o pequeno-almoço sabendo que como perdeste tanto tempo não pararás até à hora de comer («É preciso recuperar! É preciso recuperar!»-dizes entre bolacha e bolacha, enquanto o teu amigo dominicano se abençoa pela ignorância e a colega italiana se benze por ser já licenciada).

De repente chegas à rua e deparaste com um cenário saído do filme 28 dias... 8h30 e nem vivalma na rua!!! nõa há autocarros, buzinas, encontrões...o que é que aconteceu? Caiu a bomba atómica e a tinta pulgosa do meu apartamento tem tanto chumbo que eu sobrevivi?????? Aparece por fim um estudante a viver o mesmo drama que tu (o primeiro, o do "jo'er que llego tarde, que ya no me da tiempo para ver los 60 temas que tenía para hoy") e perguntas onde está todo el mundo a que responde automáticamente perguntando se também era de Medicina... Sim retorqui eu assombrado com a perspicácia... Hoje é feriado por isso não há ninguém por aqui, mas imagino que tendo exames à porta quem é que se para nesses pormenores, né?
Ora aí está um primeiro indício da cumplicidade que compartimos os estudiantes de medicina pelo simples facto de sermos estudantes de medicina o tempo é relativo!!! Mede-se em número de capítulos que faltam, em dias de estudo, em seminários obrigatórios em trabalhos para entregar nunca em dias laborais ou fins-de-semana já para não falar de feriados, já que a diferença entre eles é que ou estudas na faculdade ou estudas noutro lado qualquer...para mim que como bom pseudo intelectual gosto de estudar em cafés o tempo ainda é mais relativo porque a ausência de contacto com os histéricos dos meus colegas o dia e as horas são medidas pelo nivel de cafeína que vou consumindo e pelo densa que está a minha vista de tanto decifrar códigos hieroglificos de apontamentos emprestados que vou parasitando aos meus colegas juniores..

Depois da amena cavaqueira, e à medida que nos iamos aproximando do Monstro, engrossaram os passeios uma multidão de estudantes que outorgaram àquela plácida manhã uma tonalidade de Torre de Babel (não tão a ver bem o que gritam espanholas histéricas a essas horas), até que... a  imponência de mais um edificio em tijolo-de-burro (olhem a ironia) se ergue com o nome de "Aulario" que é onde centenas de estudantes se acotovelam para conseguir um exíguo cubículo iluminado com luz artificial digna de um estádio de futebol, disponibilizado pela UVa (Univ de Valladolid) para os estudantes em época de exames... está aberto 24h! podes entrar mediante o teu cartão electrónico mas uma vez lá dentro a pressão dos estudos abate-se sobre ti como um elefante caido de um precipicio... as histéricas que até agora vinham diminuindo o tom de voz aceleram o discurso para saudar as amigas como se fosse a última vez que se vissem, o estranho "amigo" que te informou sobre o feriado desaparece tartamudeando algo que se parece a «Mierda que llego tarde! no me da la vida p'a esto!» e tu que combinaste com alguns amigos para partilhar a dor de ter que estudar quilos de matéria à velocidade da luz começas a sentir um vazio no estomago dizendo que não sobreviverás à intensidade daquela atmosfera.

Depois de ter atravessado a nuvem tóxica dos tabacodependentes "adentras-te" nesse monstro devorador de sonhos de jovem procurando caras conhecidas. Não se ve nada mais que cabeças debruçadas, aqui e além o ruido de um ventilador de computador e a tosse que não pode faltar num ambiente silencioso, mas não há um único lugar de vago...."Dani! Portu!"- gritam em surdina - "Sabes que hora es? Te hemos guardado sitio pero ya nos estaban mirando raro! Has visto los trastornos de conducción? Este año han cambiado la cátedra y lo han dado todo diferente? Y el Tema 57 lo tienes? El muy cabrón del Prof Cowboy (está codificado para que ele não saiba :P) nos ha dejado apenas el libro este año!!!! VAMOS A SUSPENDER!!!!!!!!!!!!!!"
Não traduzo porque nem a mim me deu tempo para descodificar a mensagem sem que me sentasse para acalmar os ânimos e como Indiana Jones apresentar o Santo Graal -> os meus apontamentos!!! Os meus eternos e infalíveis companheiros (dividem o posto de maior carinho com o meu computador)
Tranquilos tenho tudo :) Sabendo no entanto que o meu coração estava prestes a cair em ritmo de Torsades de Pointes, Fibrilhação Ventricular quase por ter imaginado por segundos que me faltava algo! A sensação de Deus que te transmitem de seguida vale a pena as horas que gastaste tipo monge copista a estudar os gatafunhos de mil e um caloiros que te foram engrossando as fotocopias e que acabaste por sumarizar em esquemas, algorritmos e pontos. Pelo menos permitem adiar o stress que acabaria por viver mais tarde ao ver que realmente também não tinha tempo. Mas como disse antes sou um gajo positivo!

Sucedem-se as horas em que a tua companhia se faz de uma seleção criteriosa de música de forma a que o estado de ânimo que se vive e antes de um exame se coordene com o esforço mental que precisas de fazer para ler pela milionésima vez algo que sabes que não interessará para nada porque o que te vão perguntar é o pé de página que esqueceste de apontar. Assim Metallica, Guns&Roses, Bob Dylan, The Animals, Deep Purple, The Who para abrir que tás cheio de força; Jimmi Hendrix, The Doors, Jefferson Airplane quando entras na onda de omolete mental e Joy of Division para as fases mais crónicas do desespero que vêem a ser mais ou menos perto da hora do almoço. Anormalmente calmo, pensando no meu recém descoberto amuleto, fui folheando,
                                                                folheando,
                                                                                    folheando, interrompendo o meu estudo de cada vez que uma lata de Red Bull, Burn, Pink ou qualquer outra marca de bebidas energéticas atingia o fundo do balde do lixo ou para tirar uma dúvida que ainda me assaltava o espírito com a pilha de nervos reunida que era toda a sala. E o incrível é saber que 99,9% dos seus ocupantes são médicos e conhecem perfeitamente os malefícios das bebidas energéticas ricas em taurina
Taurina e uma breve descrição das funções fisiológicas
A Taurina é um aminoácido não essencial presente naturalmente no nosso organismo. Participa numa série de funções fisiologicas nomeadamente a nivel da formação de ácidos biliares. No entanto é no seu mecanismo intracelular que reside o segredo como energizante, potenciando os intercambios hidroelectrolíticos diminuem o potencial umbral das células excitáveis

É incrivel mas é verdade estudar Medicina faz mal à saúde, senão vejam a diferença

Antes!!!
Depois!!!!

estes são dois casos práticos, dois malucos que decidiram enveredar por este curso e esta é a diferença que se impôs no seu organismo XD
Dormes mal (vejam o meu caso que estou à 72 com 6h de sono), comes pior (o almoço de hj foi pasta com atum e maionese levada num tupperware para o aulario), não tens vida social que se aprecie (comparado com os cursos de educação primária [aqui chama-se Magisterio e serve para dar aulas ao 1º ciclo], Musicologia [não Música como interprete, mas sim como historiador/futuro crítico que é completamente diferente], informática [sim até esses tem vida social comparados connosco, pelo menos aqui em Espanha]) e quanto a aproveitar o fogo que é inerente aos que chamam os melhores anos da tua vida fica para depois entre urgência e urgência, entre revista médica e posters, entre congressos e jornadas (depois admiram-se que aquilo seja pior que as orgias romanas é tanta a líbido acumulada que faz empalidecer as pseudo séries de medicina que populam o panorama televisivo)
Bem continuando a minha crónica, lá continuei eu entre ruido que o silêncio cheio de unhas ruidas, fungadelas e tosses convulsas... a disciplina de cardiologia é composta dos seguintes temas

Lección 1.- Expresión Morfológica de la patología endocardíca,miocardíca y pericardíca......check
Lección 2.- Expresión morfológica de la enfermedad hipertensiva arterial. Aneurismas......check
Lección 3.- Radiología cardíaca......check
Lección 4.- Cardiología nuclear......check
Lección 5.- Insuficiencia Cardíaca.Generalidades.Función Ventricular......check
Lección 6.- Insuficiencia Cardíaca.Cuadro Clínico.Diagnóstico y Tratamiento.....check
Lección 7.- Bases farmacológicas para la terapeutica de la Insuficiencia cardiaca congestiva.....check
Lección 8.- Edema Agudo de Pulmón..Shock Cardiogénico.....check
Lección 9.- Cirugía de la Insuficiencia Cardiaca......check
Lección 10.- Fiebre reumática y Endocarditis......check
Lección 11.- Enfermedades valvulares:Generalidades,Estenosis Mitral.....check
Lección 12. Enfermedades valvulares:Insuficiencia Mitral.....check
Lección 13.- Enfermedades valvulares:Estenosis Aórtica.....check
Lección 14.- Enfermedades valvulares:Insuficiencia Aórtica.....check
Lección 15.- Enfermedades valvulares:Valvulopatía Tricúspide.....check
Lección 16.- Tratamiento quirúrgico de las Valvulopatías Mitral y Aórtica......check
Lección 17.- Tto. quirúrgico de la Valvulopatía Tricúspide y de las Plurivalvulopatías.....check
Lección 18. . Enfermedad coronaria:Aspectos Generales.....check
Lección 19.- Enfermedad coronaria:Angina de Pecho Estable.....check
Lección 20.- Enfermedad coronaria:Síndromes Coronarios Agudos sin elevación ST.....check
Lección 21.- Enfermedad coronaria:Síndromes Coronarios Agudos con elevación de ST.....check
Lección 22.- Enfermedad coronaria:Complicaciones del Infarto de Miocardio.....check
Lección 23. Bases farmacológicas para la terapeútica de la enfermedad coronaria.....check
Lección 24.- Cirugía Coronaria.:By Pass Aorto-Coronarios.....check
Lección 25.- Cirugía Coronaria:Tratamiento quirúrgico de las Complicaciones del Infarto de
Miocardio.....check
Lección 26.- Mioardiopatías Generalidades:Miocardiopatía Dilatada.....check
Lección 27.- Miocardiopatía Hipertrófica.....check
Lección 28.- Miocardiopatía Restrictiva.....check
Lección 29.- Trasplante Cardiaco.....check
Lección 30.- Enfermedad del pericardio:Pericarditis Aguda,Derrame Pericá rdico.....check
Lección 31.- Enfermedad del pericardio:PericarditisConstrictiva.,Taponamiento Cardiaco.....check
Lección 32.- Aspectos quirurgicos de los Derrames pericárdicos.....check
Lección 33.- Tromboembolismo Pulmonar.....check
Lección 34.- Cor Pulmonale crónico.....check
Lección 35.- Trastornos del ritmo supraventriculares.....check
Lección 36.- Trastornos del ritmo ventriculares.....check
Lección 37.- Trastornos de la conducción:Bloqueos A-V.....check
Lección 38.- Trastornos de la conducción:Bloqueos intraventriculares. Síndromes de
Preexcitación.....check
Lección 39.- Cirugía de los trastornos del ritmo y de la conducción.....check
Lección 40.- Tumores y masas cardiacas.....check
Lección 41.- Hipertensión Arterial.Generalidades.Fisiopatología.....check
Lección 42.- Hipertensión Arterial.Diagnóstico y Tratamiento. Cardiopatía Hipertensiva.....check
Lección 43.- Enfermedades de la Aorta ascendente.....check
Lección 44.- Cirugía de las arterias digestivas. Isquemia mesentérica aguda. Isquemia
mesentérica crónica. Síndromes compresivos vasculares de las arterias.....check
digestivas. Cirugía de la arteria Renal. Fibrodisplasias . Aneurismas.....check
Lección 45.- Traumatismos cardíacos. Patología de la aorta ascendente y descendente. Cayado
aórtico......check
Lección 46.- Enfermedad aneurismática. Aneurismas de la aorta torácica, abdominal y
periféricos. Pseudoaneurismas......check
Lección 47.- Arteriopatías colusivas crónicas. Arteriopatías de los miembros inferiores ......check
Lección 48.- Arteriopatías oclusivas agudas. Embolias, Trombosis. Isquemias agudas de los
miembros inferiores.....check
Lección 49.- Traumatismos vasculares arteriales, venosos, linfáticos y mixtos......check
Lección 50.- Raynaud y otros Síndromes Vasculares......check
Lección 51.- Enfermedades vasoespásticas. Aspectos quirúrgicos. Tratamiento de la
Enfermedad de Raynaud.....check
Lección 52.- Síndrome varicoso. Complicaciones de las varices. Tratamiento quírúrgico......check
Lección 53.- Enfermedad tromboembólica. Flebotrombosis y tromboflebitis. Aspectos
quirúrgicos. Profilaxis quirúrgica......check
Lección 54.- Angiodisplasias. Angiomas. Síndrome de Klippel-Trenaunay y Parkes-Weber.
Fístulas Arteriovenosas,adquiridas,traumáticas y quirúrgicas.....check
Lección 55.- Enfermedades de los linfáticos. Linfagitis. Linfedema......check
Lección 56.- (Síndrome del desfiladero Cérvico-Torácico). Síndrome de la apertura torácica
superior. Compresión del desfiladero de los escalenos Síndrome compresivo costo-clavicular. Síndrome del pectoral menor......check
Lección 57.- Cirugía de los troncos supraórticos. Cirugía carotídea. Quemodectoma. Cirugía
de las arterias vertebrales.Sdome. del robo de la subclavia.....check

Chega-se às 20h e eu quero saber quem é o mortal comum ou mesmo o universitário de outro curso que consegue dar uma volta por este temário que inclui para cada um das patologias a sua respectiva etiologia, etiopatogenia, fisiopatologia, quadro clínico, paciente tipo, dados de exame fisico e exames complementares diagnóstico com a sua justificação, estratificação de risco e estrategia terapeutica/ técnica cirúrgica e apesar da sua extensão representa apenas uma parte daquilo que um cardiologista tem que saber, mas para nós simples aspirantes a médicos generalistas (afinal saímos todos assim da fac) tem muito que se lhe diga, mais o que tens que trazer na bagagem (leitura de ECG, interpretação de EcoDoppler ou Eco em modo M importantíssimo nas valvulopatías, fisiologia normal do coração com as suas conexões com o Sistema neuro-endocrino, o sistema renal o sistema respiratorio) que no fundo é o que torna a Medicina tão bonita e estimulante mas saber que te vão perguntar das miocardiopatias qual é o tipo de Miocardiopatia hipertrófica que é mais frequente nos japoneses e que tem uma apresentação raríssima pois implica uma hipertrofia do ápex cardiaco (e que só por acaso é a Miocardiopatia de Yamaguchi cuja ventriculografia parece um as de espadas e no ECG apresenta uma onda T acuminada e negativa) dá cá uma raiva!!!!!! Só se um dos turistas de olhos rasgados que vêm fazer fotos aos nossos monumentos cair redondo com sinais de ICCongestiva de instauração súbita com dispneia, congestão venosa, dor torácica e palpitações (vejam as probabilidades) é que nos serviria de algo... entretanto se a um comum transeunte português lhe der o badagaio eu não sei que fazer. Até nisto a educação dos portugueses põe os outros povos em primeiro...

Volto para casa... os meus colegas continuam....também para eles já não serve cafeína e passamos a palavras maiores unindo-se aos consumidores de RedBull, não fosse estar verdadeiramente cansado e consciente que um micromilionésimo de grama de cafeína faria explodir a veia aorta ou será da arteria cava? agravaria o meu bloqueio auriculo-ventricular o potenciaria a minha taquicardia supraventricular? descompensaria a minha encefálopatia cardiogénica ou a minha cardiopatia encefálica?...

A estas horas já não dá para mais... deixo que a serotonina libertada quando quando o estômago está cheio (é verdade escrevo isto enquanto janto) faça efeito e permita regressar deste estado hiperexcitado a que me submeti estes últimos dias no esforço megalómano de conseguir apanhar tudo e metê-lo a talho de foice num cérebro cada vez mais apertado pela responsabilidade que o título vai trazer à minha pacata vida de ex-aprendiz de feiticeiro/feiticeiro júnior...bem fazendo jus às palavras da minha mãe, agora só me resta manter a calma, a descontração e estupidez natural (que de por si só já é mais que suficiente, se não quem diria que antes do último exame me dava ao trabalho de escrever esta "parrafada" monumental)

Não há-de ser nada sofrendo como bom português lá irei eu tipo cordeiro a caminho do matadouro para que me extorsionem o conhecimento acumulado neste último mês à base de muito marranço e esperar que não me descaia...e no final de contas como este é um exame oral e não tenho hipóteses de esquecer-me de virar uma página de respostas, nem de saltar perguntas à frente na transposição das respostas para a folha eletrónica talvez corra tudo bem....

Wish me luck!!!!
4 Responses

  1. eva Says:

    menino que medo..aiiii pra que é que vamos pa cursos assim? :P eheheh boa sorte e espero que estejas bem ;)

    bjinho grande, Eva =)


  2. Anónimo Says:

    Olá!!!
    Bem... depois de ler isto, fiquei albsolutamente sem palavras!
    Também sou mais uma estudante de Medicina em terras "castellanas"... estou no 5º ano, e quase a "cortar os pulsos"! GOD!!!!!! É q ninguém consegue perceber, mas esta é a INFELIZ realidade da nossa vida... sei q já fiz 5 anos, e felizmente tenho conseguido fazer as cadeiras todas direitinhas; mas claro, posso dizer q já são CINCO anos SEM viver e estou no limite! Bahhhh!!! E o desespero só me faz pensar: "ok, espero q seja agora q me decido e deixo este maldito curso... aquele sonho q se tornou num verdadeiro PESADELO!"

    Beijinhos grandes**
    MUITA FORÇA! :)


  3. Unknown Says:

    Bem resta-me desejar-te a ti sorte...entretanto valeu a pena tudo o que andei para aí a arranhar já ue agora usufruiu de uma prof que me deixa contente, só pelo simples facto de trabalhar!


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