Eu não sei se já vos disse mas estou a fazer um estágio de cirurgia em oftalmologia, de qualquer das formas para quem tenha andado distraído, eu 'tou a fazer um estágio de cirurgia no serviço de Oftalmologia do Nuevo Hospital Rio Hortega - Valladolid! E como diz o ditado, se não os podes vencer junta-te a eles e é nessa perspectiva que tenho andado a aproveitar o tempo para explorar o máximo que posso o acesso que tenho aos brinquedos que fazem parte de uma consulta de Oftalmologia bem apetrechada.

Desta vez trago imagens da OCT (Optical Coherence Tomography)! A sério é um aparelho que mede aprox (a olho, hã! perceberam) 40x60x70cm (x,y,z) mas que vale mais do que o seu peso em diamantes, que eu já inclui na minha lista de prendas para o Natal :p (ouviste mãe hahahaha).
Em termos gerais trata-se de um aparelho que permite analisar a estructura da retina mediante interferometria de um feixe de luz próximo da gama infravermelha que é projectado sobre o fundo do olho.
De forma mais precisa passem por  OCT Theory que é suficientemente explicativo e completo (é preciso ter em conta que se trata de uma página da Wikipedia, mas a informação é ratificada pelo meu Prof de Olhos que me mandou ler exactamente a mesma coisa :p)

Porquê todo este entusiasmo? Bem primeiro porque tive a oportunidade de passar os meus olhos por um, aprendi a manejá-lo e a sacar informação diagnóstica do bicharoco, segundo porque saca umas imagens espectaculares e terceiro porque é uma das ferramentas mais potentes no diagnóstico de patologia retiniana (degeneração macular associada à edade, neovascularização retiniana, membranas epirretinianas, edemas subretinianos vários,...), extremamente útil no "follow-up" de Retinopatias Diabéticas, Hipertensivas, Desprendimentos Posteriores de Retina, Desprendimentos de Retina e na avaliação da eficácia dos tratamentos que incluem Terapia Fotodinâmica, injecções intraoculares de anti-VEGF... and so on and so forward! Tipo esta preciosidade de máquina dá para mil e uma coisas.

Sem mais demoras deixo-vos as imagens dos meus lindos olhos submetidos à análise do aparelhómetro...
Como podem ver o aparelho dedica-se a sacar uma imagem do fundo de olho com metade do esforço que se faz através de um exame na lâmpada de fenda ou biomicroscópio ocular ou naquele aparelho de tortura que produziu as imagens que pus noutro post (Fundus Camera), no entanto a foto é a preto e branco.

Bem, vêm aquele quadradinho amarelo? Durante o exame colocamos este quadrado sobre a zona macular, calculada pela distância à papila óptica automáticamente pela máquina, e que consiste na área que vai ser analizada pela máquina. Imediatamente a seguir apresenta uma pequena imagem bidimensional e tridimensional que mostro nas seguintes imagens.


Nestas imagens, pode apreciar-se o relevo que a fóvea exerce pela separação dos corpos celulares de forma a que a luz incida directamente nos fotorreceptores o que confere à mácula as características extraordinárias que fazem do olho humano uma máquina excepcional!

Depois podemos reconstruir a imagem de forma a podermos selecionar um corte em qualquer das coordenadas espaciais tal como se vê na imagem seguinte...
É, ou não é um espectáculo??? Podem ver a imagem em alta resolução no fim do post (tem links para as 2 melhores imagens em HD)

Agora para que seja mais Medicine related ponho por aqui imagens resultantes de um paciente que se apresentou com Trombose da Veia Central da Retina, e pela beleza da imagem (parece uma representação do Annapurna)
Como podem ver na imagem primária há uma elevação de todo o tamanho e feitio no centro da mácula...tipo este gajo não vê nem que a Cicciolina baile nua a 5cm do nariz dele. para imaginarem, rebentou um vaso no meio de uma serie de capas cujo espaçamento entre fibras está na ordem do micrómetro e algumas camadas tem uma espessura inferior a 1 eritrocito, agora imaginem uma hemorragia... Os espaços a negro representam fluido, comparem com as imagens normais e tentem visualizar a destruição!


A seguir vemos uma comparação da evolução do quadro em 2 semanas... a primeira foi sacada no momento do diagnóstico e a segunda 2 semanas depois e podemos ver que a segunda parece melhor, não fosse o facto de haver um espaçamento superior entre as capas que diminui a sensação de montanha... o quadro é muito mau  a sério.
Espero que gostem... Comentem plz!!!!!!

0 Responses

Enviar um comentário

  • Redes Sociais

    Bloguzz

    Bloguzz

    Hits

    Visitantes

    Locations of visitors to this page