Balanço ~ Retalhos da vida de um Protomédico (a posteriori)

Três meses volvidos e eu acho que já estou embrenhado na personagem de médico de urgências! e posso finalmente estabelecer uma definição da minha condição sociolaboral e hierárquica na escala filogenética da carreira médica:
Para os pacientes és visto de duas maneiras possíveis
1 -> representante de uma entidade divina (hospital) que existe para corrigir e encurtar as distâncias temporais entre o paciente e o acesso à Medicina a sério, uma vez que o seu CS ou MF são filhos de deuses menores e coitados não podem fazer mais que dispensar receitas, P1's, atestados e vitaminas.
2 -> ser preguiçoso, pachorrento e despojado de alma que deixa propositadamente gerarem-se filas de espera que dão a volta ao Hospital, e que sonega o direito inalienável de poder internar velhos e estorvos (pleonasmo?!) ou dar seguimento a sua digníssima patologia a um médico especialista que este precisa sempre e desesperadamente nem que seja por uma unha encravada no pé.




No primeiro caso és tratado com reverência sendo colocado em ti a expectativa de ter tempo para dedicares às maleitas mais incólumes ou males psicossociais que merecem do clínico mais que 15min que reservam as guidelines de boas práticas/gestão do SU. Mas sim tens que ser tu a resolver o sd gripal que vai no terceiro dia com 4 já de medicação autoproposta e revista no canto de uma consulta do filho que também está doente como aliás os primos que vieram de Mogege, so on and so forward. Não é que eu não ache digno de se resolver mas isso é outro post e alguém me disse que devia ser mais sintético por isso...

No segundo caso, és um sacana.. um ser desprezível que existes para desperdiçar tempo enquanto enches os bolsos com o dinheiro dos contribuinetes que coitados descontam para que lhes seja dada a prioridade verde mesmo tendo em conta que hoje lhe dói o pé (tal como nas últimas três semanas) e não passa apesar de ter esfregado -escreva aqui qualquer unguento da sua preferência - mas não tomou um mísero paracetamol (que isso não faz nada, tipo É SÓ O PILAR FUNDAMENTAL DA ANALGESIA e mais barato que um creme de symphytum officinale) e teve um enfarte há 3 anos!!!
  VS

Não é que a hiperhomocisteinemia não seja uma coisa importante mas a relação entre o enfarte e dor articular não é o teu primeiro pensamento quando abordas um caso destes e certamente não é do conhecimento geral. Mas pronto para quem se graduou em 2010 e estava certo, CONVENCIDÍSSIMO que ia ser um internista, estou bem longe do que me tinha proposto inicialmente. O certo é que após ter começado a trabalhar no SU e depois de conseguires habituar-te à posição que ocupas na hierarquia do Hospital era mesmo isto que eu queria (com uma ou duas ressalvas inerentes à orgânica actual do SNS)



As doenças, o ritmo, os procedimentos e o desafio do diagnóstico e entreveres uma conclusão brilhante no meio de queixas indiferenciadas e... as pessoas com quem trabalho no SU são o meu tipo de pessoa: com a PDM, com ADHD "em último grau", sempre entusiasmados ao imaginar o que se esconde na lista de espera hoje, hands on approach especialmente se é laranja ou vermelho. Além do mais e acima de tudo aquela sensação de trabalho feito, de que fazes a diferença na hora. Nada bate a sensação de conseguires dar a volta a um Edema Agudo de Pulmão já que a expressão de alívio no doente é imediata.




O único downside é descobrires rápidamente que tens um limite. Não são os turnos seguidos, não são os doentes mal triados ou sem razão para entupir as urgências, é a saturação colectiva apercebida de cada vez que pedes um favor a um enfermeiro, passas um doente às especialidades ou comentas a inactividade dos teus colegas ante a monstruosa lista de espera que parece que só tu vês. Somado ao stress de teres 10 doentes sob observação com o que isso implica chamadas a fazer, procedimentos a realizar, orientações a pedir e so on an so forward...


Afasta-se um bocado daquilo que a gente vê no ER ou Gray's Anatomy ja que o ratio de ressuscitações bem sucedidas : gajas boas (doentes e colegas) : gripes é muito diferente (p'r'aí 0:1:298731648) :) mas no fundo no fundo não me vejo a fazer outra coisa

|
0 Responses

Enviar um comentário

  • Redes Sociais

    Bloguzz

    Bloguzz

    Hits

    Visitantes

    Locations of visitors to this page