É uma gripe... aguenta-te à bronca!
Se és uma pessoa saudável (não tens mil anos, uma patologia crónica ou está grávida [a sério fisiológicamanente é o tumor de desenvolvimento mais rápido à data]) e tens um síndrome gripal [febre (37.5, paracetamol 1000mg 8/8h), rinorreia (vulgo "pingo"), tosse pouco produtiva, espirros, dores no corpo] 
lembra-te há 5 motivos para não ver um médico:
1.- Uma vez que contraíste um HxNy qualquer o tratamento não é curar a doença senão tratar (aliviar) os sintomas. Como me diziam em castellano “La única cura para la gripe es pasarla.”
2.- Se não houver nenhuma complicação não é necessário que te prescrevam antibióticos. A gripe está causada por um vírus, não por uma bacteria, portanto os antibióticos não curam nem aliviam nem encurtam porra nenhuma.
3.- O melhor tratamento para a gripe é descansar, beber líquidos abundantemente (de preferência quentes), evitar álcool e tabaco (ou cenas :P) e tomar um antipirético (leia-se paracetamol, Ben-U-Ron 1000mg se > 40Kg/>12anos 8/8h e na loucura ibuprofeno 400mg, Brufen intercalado) de preferência de pantufas e com o pijama de flanela que a tia-avó Micas te ofereceu
4.- Cada indivíduo em média contagia o vírus a uma ou duas pessoas. Se tiveres gripe vais contagiar mais gente quanta mais gente contactares. Se pelo contrario estás apenas com uma constipação comum vais ser sobreinfectado com gripe. Evita locais fechados o com aglomerados por ser mais fácil a transmissão (sim a sala de espera é um desses)
5.- Está descrito na literatura médica que só é produtivo consultar um médico se e só se durar mais de 7 dias o quadro .
só tens mais remédio e ir se:
por alguma estúpida e burocrática forma de controlar a prescrição de certificados de incapacidade temporal e a estultícia da tua empresa, fazem com que seja obrigatorio a apresentação de um papelucho para certificar a tua doença e impossibilidade para trabalhar.
Além disso se vives em Portugal, assegura-te de que vais no 1º dia em que te sentes mal, porque graças À falta de civismo típica deste chicoespertismo tão português, o (des)Governo Português não permite que sejam passadas baixas com efeitos retroactivos e se trabalha ao fim de semana ou após o fecho do seu centro de saúde lixa-se que no Serviço de Urgência garantimos que se não tinha sai de cá com uma e não leva papel de jeito para estar de molho à vontade.
|
0 Responses

Enviar um comentário

  • Redes Sociais

    Bloguzz

    Bloguzz

    Hits

    Visitantes

    Locations of visitors to this page